A Perfeição da Consciência (5ª Parte) – Burt Harding


Perguntas e Respostas (3)

 

Entendo que o que me impede de viver a verdade é a resistência e a identificação com minhas memórias passadas. Existe uma maneira de superar essa resistência e identificação?

 

O maravilhoso de saber quem você é, que é presença consciente, é que não há nada a fazer, superar, alcançar ou melhorar, mas apenas ouvir. Agora o truque é: como você ouve isso? Escutar significa estar atento ou vigilante à necessidade do ego de viver no tempo, de se proteger, de manter a sua existência e de lutar na busca de si mesmo em outro lugar que não seja o aqui-agora. 

Presumo que você saiba de tudo isso, então a coisa mais fácil a fazer é estar imediatamente ciente do momento em que a resistência surge e apenas dizer: “Obrigado por me alertar sobre essa resistência”. Isso é tudo! Nada mais é necessário. A chave é esta: você ouve reconhecendo que quase nunca ouve. Não deixe de se identificar, pois isso não vai funcionar, mas simplesmente ESCUTE (consciência vigilante) como você está se identificando com praticamente tudo. Esta mera observação da resistência, da não escuta e da identificação com um ego é por si só suficiente para fazer você perceber todo o sofrimento desnecessário que eles trazem. Depois que você vê o sofrimento desnecessário, ele desaparece automaticamente – simples assim! Afinal, quem quer sofrer?

 

Vi alguns de seus videoclipes no YouTube e percebi a importância do amor incondicional. Acho que até a ideia de amor incondicional é demais para mim. Existe uma maneira fácil de começar?


O amor incondicional, acredite ou não, é o seu estado natural. Não é difícil amar incondicionalmente, mas depende do seu nível de consciência. Comece por você mesmo, afinal, a forma mais elevada de amor incondicional é por você mesmo.

 

Torne-se consciente dos seus medos, arrependimentos, culpa, vergonha, raiva e preocupações egóicas e depois siga estes três passos:

 

Reconheça a sensação no seu corpo (todas as emoções negativas são sentidas no corpo).

 

Respire fundo e suspire, relaxando completamente o corpo nessa sensação.

 

Diga "Obrigado" por me deixar ciente disso e forte o suficiente para aceitá-lo.

 

Isso é tudo! Este é o maior amor incondicional por si mesmo, é a verdadeira compaixão, mesmo que você se sinta mal, mas você a aceita como uma ferramenta de “aprendizado”. Este primeiro passo pode ser tudo que você realmente precisa. Em breve você se verá amando incondicionalmente os outros da mesma forma que amou a si mesmo.

 

Existe algo que acontece ao cérebro quando você reconhece a diferença entre pensamento e consciência?

 

Não depende da inteligência que herdamos nem dos anos que vivemos. Uma mudança no cérebro ocorre quando começamos a reconhecer o que é verdadeiro, que é a consciência, e quanto maior a realização, maior a mudança no cérebro e na sua capacidade de conhecer e compreender. 


Não entendemos com o cérebro, mas através da consciência, no entanto, o cérebro se expande para acomodar uma maior consciência da realidade. As alterações na consciência são realmente visíveis em pessoas que estão cada vez mais conscientes da sua verdadeira natureza, à medida que passam por mudanças que reestruturam o cérebro e a sua química, tornando-se mais receptivos à inocência e simplicidade de uma criança, juntamente com um grau acentuado de inteligência. Isto foi visível em Albert Einstein e outros seres avançados.

 

Tive uma experiência de quase morte e mais tarde percebi que era disso que eu precisava para me libertar do meu padrão de "sono". Você sabe alguma coisa sobre isso?

 

As pessoas muitas vezes passam por uma transformação e tornam-se mais elas mesmas porque o potencial inerente dentro delas se expande quando liberado. Em casos de quase morte, ouvimos aqueles que passaram por essa experiência admitirem que o que lhes aconteceu foi o que precisavam, que foi de alguma forma “ordenado” pela Fonte que somos. Outra coisa que acontece é que a consciência se liberta do seu confinamento no pensamento.

 

O que se entende por “libertação de consciência”?

 

Somos feitos de tempo e de “agora”. Em outras palavras, somos criações da evolução e do tempo. Portanto, para vivermos no mundo somos ditados pelo tempo e por instintos como sobrevivência e adaptação. Como resultado disso, perdemos o simples conhecimento do que somos e ficamos confinados no pensamento. A nossa vida cotidiana fica aprisionada pelo pensamento – tudo o que fazemos envolve “pensar sobre isso” ou análise, comparação, julgamento, imaginação, lógica e assim por diante. Isto é bom quando se trata da vida prática diária, mas como resultado deste aprisionamento, perdemos o contato com quem somos. Perdemos a verdade do nosso ser e assim acabamos sendo infelizes, miseráveis, insatisfeitos, confusos, materialistas e movidos pelo poder e pelo controle. 


O nosso coração, fruto de um excesso da mente, afoga-se na sua capacidade de amar, rir e ser livre na sua expressão espontânea de vida. O sofrimento é criado pela mente e o coração é bloqueado. Além disso, quando iniciamos a busca por respostas para a vida também o fazemos intelectualmente o que agrava ainda mais a situação e assim passamos por um longo processo de “fazer” em vez de “ser”.

 

Imagine o céu e as nuvens – o céu é o nosso Ser e as nuvens são a mente. Quando vemos a diferença entre pensamento e consciência, vemos que o céu é consciência e as nuvens são pensamentos. Apesar do dia deprimente, sombrio, escuro e nublado, o céu está acima das nuvens e ainda brilha com sua luz e liberdade. Vemos como os dois precisam um do outro e ainda assim são diferentes. A realização deste fato evidente torna-se “a liberação da consciência”. Libertamos a consciência da escravidão do pensamento, não eliminando o pensamento, mas vendo a verdade da situação.

 

O pensamento não é essencial para viver?

 

Sem pensamento não existe mundo como o conhecemos e nem cérebro para acomodar a consciência. A questão é que você não precisa mudar nada, nem mesmo melhorar nada, mas VER o que é real (a Fonte) em vez do seu resultado. 


A consciência é eterna e é a Única Verdade, enquanto o pensamento é o resultado da consciência. No entanto, os dois são inseparáveis. É estando conscientes da sua diferença e de que ambos são um só que libertamos a consciência do seu controle pela mente. O grande erro é fazer do pensamento o nosso objetivo principal.

 

Se o momento é atemporal e ainda assim contém todo o tempo presente, será possível conter o passado e o futuro?

 

A presença consciente e atemporal é inteira, completa e contém tudo. Isso é muito vasto para sequer pensar. Quando alguém entra no portal do AGORA além do tempo, tem acesso a todos os níveis de existência. Isto é atestado pelos mestres iluminados.

 

Estou interessado no aspecto prático de viver a vida, por que deveria me preocupar com a diferença entre pensamento e consciência?

 

Depende do que você quer na vida. Por favor, lembre-se de que se você deseja paz e felicidade duradouras, precisa conhecer a natureza da consciência como diferente do pensamento. Todos desejam a felicidade, pois é sua verdadeira natureza. A felicidade é a própria presença da consciência. É a verdade do ser. Se você perder esta grande verdade, você perderá a vida e nunca poderá sentir a satisfação de quem você é. 


Você pode ter sucesso e ser moderadamente feliz com um milhão de dólares e uma vida confortável, mas o que acontece quando você o perde ou algo acontece com ele? A perda é a maneira que a natureza tem de nos ensinar o que realmente importa, enfrentando medos e crescendo em nosso conhecimento da natureza eterna.

 

Se você tem essa necessidade de praticidade, é provável que ainda seja jovem e conhecedor do mundo, mas a vida tem um jeito de alcançá-lo, goste você ou não. Não podemos escapar da verdade, que é a unidade (consciência). Finalmente você descobrirá que o que é verdadeiro NÃO é uma opção porque sem a verdade só existe o falso, a dor, o sofrimento, a ignorância e as ilusões do mundo.

 

No entanto, pergunte-se o que você realmente deseja acima de tudo e descobrirá que por trás dos desejos por dinheiro, sexo, prazer e conforto está a necessidade de se sentir feliz e satisfeito internamente. Esses dois últimos só durarão quando houver a realização do que você é.

 

Poderei algum dia dizer que sei tudo o que há para saber sobre o pensamento e a consciência?


Enquanto você for uma pessoa, você nunca poderá “conhecer”, exceto conceitualmente. No entanto, ainda há esperança em saber a diferença entre pensamento e consciência para trazer paz e segurança interior. É com esse propósito que este livro foi escrito. É claro que não sei tudo o que há para saber sobre o pensamento e a consciência, mas sei o suficiente para ter encontrado a paz. E é isso que estou oferecendo.

 

Toda a verdade é a mesma?

 

Existe apenas uma verdade e ela é conhecida por muitos nomes, como Deus, Alá, Agora, Bhagavan, Mente de Buda, Consciência Pura, Presença e assim por diante, mas é UMA. Todo o resto veio dela. Quando você entende a diferença entre pensamento e consciência, você também entende que tudo que você vê e experimenta é divino.

 

Bem no meio de escrever isto, recebi um e-mail de alguém que não me escrevia há cerca de um ano. Ele me escreveu o seguinte:

 

Já faz algum tempo desde a última vez que escrevi para você.

 

As coisas ficaram mais profundas, as questões ficaram mais profundas e agora parece que apenas uma pergunta é a mais importante. E sei que não há resposta (para a mente) para essa pergunta.

 

A questão é: “Como deixar tudo ser exatamente como é? ” Há alguns dias, quando eu estava na cama, meu corpo adormeceu, mas “eu” estava bem acordado. Ele foi capaz de deixar tudo como é, incluindo todos os tipos de pensamento. Eu apenas dizia: “deixe estar...” Tudo ficou em silêncio... foi uma experiência muito tranquila. Foi uma experiência importante porque esta experiência foi a resposta à minha pergunta. De certa forma, não havia dúvida naquele momento.

 

Claro que no dia seguinte tentei reviver a experiência, mas não consegui. É um tanto humilhante ver que “deixar acontecer” não é um ato, que não é algo que eu possa fazer. Parece que só posso estar consciente, e mesmo isso não é um ato. Às vezes também é assustador ver o quanto da minha experiência (acho que quase nenhuma) estou controlando. E é difícil porque a mente está sempre fazendo comentários, sempre muito ocupada, e o que é mais difícil, é muito inteligente em inventar histórias (antes que eu perceba, estou preso na história novamente. Principalmente histórias de "me julgar").

 

Estou escrevendo isso agora para dar “corpo” para que eu possa ver mais claramente e poder ver através dele. Para poder não julgar, não julgar nada, apenas deixe ser como é. Ao deixar a mente ser o que é, ela pode penetrar no coração (no passado você me escreveu isso, e agora estou começando a entendê-lo, a sentir a verdade por trás disso).

 

É engraçado – a coisa mais difícil do mundo parece ser “deixar acontecer”. E, ao mesmo tempo, é a coisa mais simples do mundo. Tão simples que é incompreensível e assustador para a mente.


Caro Burt, muito obrigado por ler isto e pelas respostas aos e-mails que lhe enviei. Este é um presente extraordinário. Suas palavras encontram seu caminho, o que leva algum tempo (no meu caso), mas não há nada que eu possa fazer a respeito. Eu tento deixá-los em paz. Que seja... ".

 

Este e-mail me empolgou, embora eu receba vários e-mails por dia. Fiquei entusiasmado porque ele está “aprendendo” (a ouvir) que a consciência é a única verdade imutável e é o “fazedor”. Tudo é “como é” porque não pode ser de outra maneira. Tudo o que podemos fazer é "deixar estar".

 

O pensamento, pelo contrário, resiste, nega, luta contra o que é e quer controlá-lo. Isso nos mantém presos ao nosso condicionamento passado sobre como as coisas deveriam ser; da forma como esperamos que sejam, sem reconhecer que o pensamento condicionado parece criar a sua própria realidade e apoiamos essa chamada “realidade”.

 

Cada um dos nossos desejos, pensamentos e emoções realmente criam, em nossas mentes, uma realidade própria. Portanto, o círculo vicioso do nosso longo processo de busca pela única verdade simples é este – julgamos, comparamos e “pensamos sobre isso” de acordo com a forma como experienciamos a vida, e isso estava de acordo com o nosso sistema de pensamento (crenças). Esse padrão de pensamento é um hábito que se repete continuamente, gerando confusão, medo, complexidade e frustração. Esse “hábito” pode durar a vida toda, trazendo consigo teimosia, cinismo, coração fechado e desespero silencioso. No entanto, se persistirmos em questionar e explorar quem somos, gradualmente, flashes de despertar começarão a acontecer, como no caso do e-mail anterior.

 

Finalmente descobrimos que NÃO somos nossos pensamentos
(eles são uma resposta condicionada). Somos a própria consciência.

 

Quando perguntamos: "Quem está consciente dos pensamentos?" "Quem sou eu?" "Que sou eu?" Ficamos sem palavras e é natural que sejamos honestos. A razão é bastante simples – não há nenhuma pessoa nesta “consciência agora eterna” que possa ver o que é real. Quando nos despojamos de tudo, ou seja, de todo pensamento, crença, condicionamento do passado e até de nossas experiências pessoais por um único momento, vislumbramos, nesse único momento, que tudo o que somos é CONSCIÊNCIA! É tão simples como isso! Quando percebemos que a Consciência é tudo o que existe e que ela aparece como pensamento e como o mundo que vivenciamos, então vislumbramos a diferença entre pensamento e consciência. Encontramos liberdade, clareza e paz.

 

Respondi ao e-mail acima e a resposta dele foi a seguinte...

 

É maravilhoso ler seu e-mail e ler o livro que você está escrevendo (que é este). Tudo vem na hora certa e me ajuda a ser "vigilante" na discriminação entre pensamento e consciência. Essa 'consciência vigilante' é apenas possível quando há confiança suficiente nas palavras do mestre. Posso ver isso claramente agora. Levei muitos anos para começar a ver a verdade simples do que você escreveu tão claramente em seus livros. Os hábitos da mente são tão fortes, seus truques são tão sutis que eu costumava culpá-los, mas agora estou tentando ver a mente como uma coisa incrível.

 

Esta noite, eu estava olhando para um peixe no meu aquário. Eu olhei bem de perto. Na mente havia pensamentos do tipo “você ainda não está olhando, está marcando o peixe, sente ansiedade, sente isso, sente aquilo”. Pude, pela primeira vez, ver a beleza deste peixe com todas as suas lindas cores e nem sequer julgá-lo porque muitas vezes ele se torna “agressivo” com outros peixes na hora de comer. Senti amor por esse animal e me senti muito próximo dele.

 

Claro, a mente chegou logo depois e tentou por um lado ridicularizá-lo e por outro tentou reviver a experiência. Mas posso ver isso agora. Não consigo evitar, é um hábito há muito tempo. Eu vou deixar assim.

 

Burt, obrigado por compartilhar seu livro e boa sorte ao finalizá-lo. Será um guia para quem busca sinceramente e eu adoraria ler o resto quando terminar.


Fonte: https://www.nodualidad.info


Sexta parte




 

E. S. Jesus

Um entusiasta e apaixonado pelo conteúdo Advaita. Meu coração bate em sintonia com os princípios da não dualidade. Imerso na busca pelo autoconhecimento, encontrei na simplicidade do Advaita uma fonte inesgotável de sabedoria e paz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem