Vedanta Não-Dualismo – Vivekananda


Agora chegamos ao Advaita, que nos parece a mais pura flor de filosofia e religião que qualquer país, em qualquer época, produziu; o pensamento humano atinge aqui a sua expressão mais elevada e ultrapassa até mesmo o mistério que parece tão impenetrável. Isto é o Não-dualismo Vedanta. É demasiado obscuro, demasiado elevado para ser uma religião de massa. Mesmo na Índia, o seu berço, onde reinou supremo durante os últimos três mil anos, não conseguiu penetrar nas massas.

 

O que afirma o seguidor do Advaita? Diz que se existe um Deus, esse Deus deve ser simultaneamente a causa material e eficiente do universo. Ele não é apenas o criador, Ele também foi criado. Ele mesmo é este universo. Como isso pode ser? Deus, o Sempre Puro, o Espírito Infinito, tornou-se o universo? Sim, mas apenas na aparência. 


O que normalmente vemos como universo não existe realmente. Mas então o que somos você e eu e todas as coisas que vemos? Nada, exceto Deus. Todo o resto é uma ilusão. Existe apenas Uma Existência, a Infinita, a Sempre Bem-Aventurada. Nessa Existência sonhamos todos esses sonhos diversos. 


É Brahman, acima de tudo, o Espírito Infinito, acima do conhecido e do cognoscível; nele e através Dele vemos o universo material. É a única Realidade. É esta mesa; é o público que tenho diante de mim; é esta parede; é tudo, exceto o nome e a forma. Livre-se do formato da mesa, livre-se do nome; o que resta é Deus.

 

Todos e tudo são Brahman, o puro e sempre bem-aventurado Espírito Infinito. O nome e a forma são os que geram todas as diferenças aparentes. Se você se livrar dessas duas diferenças de nome e forma, todo o universo será um; não há dois, mas um em todo lugar. Você e eu somos um. Não existe natureza nem universo; existe apenas uma Existência Infinita a partir da qual, através do nome e da forma, é criada a ilusão de tudo.

 

Como conhecer o Conhecedor? Não podemos conhecê-lo. Como você pode ver seu próprio Eu? Você só pode refletir a si mesmo. Portanto, todo este universo é o reflexo desse Ser Eterno, e dependendo se ele cair em refletores bons ou ruins, serão criadas imagens boas ou ruins. Portanto, o que há de mau no assassino é o refletor e não o Ser. No santo, o refletor é puro. O Ser, o Espírito Infinito, é puro por sua própria natureza. A única Existência do universo é aquela que está sendo refletida, desde o menor verme até o mais elevado e perfeito dos seres. 


O universo inteiro é uma Unidade, uma Existência. Vemos esta Existência de várias maneiras e criamos estas imagens a partir dela. Para o ser que se limitou à condição de homem, Ela aparece como o mundo do homem. Para o ser que está num plano superior de existência, Ela pode assemelhar-se ao céu. Mas existe apenas uma Alma no universo, não duas. Não vem nem vai. Não nasce, nem morre, nem reencarna. Como eu poderia morrer? Para onde eu poderia ir? Todos estes céus, todas estas terras e todos estes lugares são apenas vagas imaginações da mente. Eles não existem, nunca existiram no passado e nunca existirão no futuro.

 

O que Advaita prega? Destronar todos os deuses que poderiam ter existido ou que existirão no universo, e colocar nesse trono o Ser de cada ser humano, o Atman, acima do sol e da lua, acima dos céus, maior que este grande universo. Nenhum livro, escritura ou ciência pode imaginar a glória do Espírito Eterno aparecendo na forma de você, eu e toda a humanidade, o único Deus que já existiu, existe agora ou existirá. “Eu adoro o meu Espírito”, é dito no Advaita. A quem mais eu poderia me prostrar? Saúdo o Espírito, a glória da minha alma.

 

Portanto, após nossa vã busca por deuses fora de nós mesmos, cada um de nós completa o círculo e retorna ao ponto de partida: a alma humana. Descobrimos que o Deus que procurávamos nas montanhas e nos vales, em cada templo, nas igrejas e nos céus; O Deus que imaginamos sentado no céu governando o mundo é o nosso próprio Ser. Eu sou Ele e Ele sou eu, e o pequeno eu que pensei que era nunca existiu.

 

Como poderia esse Deus perfeito ter sido diluído? Ele nunca fez isso. Como poderia um Deus perfeito estar sonhando? Ele nunca sonhou. A Verdade nunca sonha. As ilusões só surgem da ilusão. Quando você vê a Verdade, não resta mais ilusão. Você nunca esteve na ilusão; A ilusão esteve em você, antes de você. Aqui está uma nuvem; outro vem, empurra-o e toma o seu lugar. Aí chega outro e empurra este último. Assim como nuvens de diferentes tonalidades e cores chegam ao eterno céu azul, permanecem por um curto período de tempo e desaparecem, deixando o mesmo eterno céu azul, você é eternamente puro, eternamente perfeito.

 

Assim, no Advaita é dito: “Conheça a verdade e liberte-se num instante”. Todas essas trevas desaparecem. Quando nos vemos como um com o Ser Infinito, quando toda separação cessa, quando todos os homens e mulheres, todos os deuses e anjos, todos os animais, plantas e todo o universo se fundem nessa Unidade, então todo o medo desaparece. A quem vamos temer? No Vedanta diz-se que este é o único caminho para o Conhecimento. Livre-se dessa diferenciação, livre-se dessa superstição de existência múltipla. 


“Aquele que vê o Um neste mundo de multiplicidade, aquele que vê aquele Ser senciente nesta massa de sensações, aquele que capta a Realidade neste mundo de sombras, a paz eterna pertence a ele, a mais ninguém”.

 

Vivekananda

 

Fonte: https://www.nodualidad.info

 



E. S. Jesus

Um entusiasta e apaixonado pelo conteúdo Advaita. Meu coração bate em sintonia com os princípios da não dualidade. Imerso na busca pelo autoconhecimento, encontrei na simplicidade do Advaita uma fonte inesgotável de sabedoria e paz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem