A Perfeição da Consciência (3ª Parte) – Burt Harding


Perguntas e Respostas (1)

Não há problema em falar sobre enfrentar medos e problemas num satsang onde nos sentimos seguros, mas a história é diferente quando nos deparamos com uma situação de risco de vida. Você pode comentar?


O maravilhoso de saber a diferença entre pensamento e consciência é que isso o liberta de todo medo. Por exemplo, qual você diria que é o maior medo da humanidade? Não é o medo da morte? Agora, se você percebesse que sua verdadeira natureza é a consciência, que não nasce e, portanto, é imortal, você ainda teria o mesmo medo?


Algo aconteceu comigo em maio de 2006 que amplifica ainda mais o que estou dizendo aqui. Por muitos anos admirei os ensinamentos de Bhagavan Ramana Maharshi e o que ele me ensinou, através de seus ensinamentos, é que a verdadeira vida é eterna e continua apesar da morte do corpo. 


No início de maio adoeci com febre muito alta. Depois de alguns dias, a febre persistiu e chegou a 40 graus. Sívia ficou preocupada e chamou os paramédicos. Naquele momento, minha perna esquerda estava quase duas vezes maior que o tamanho e eu tinha ferimentos nas costas. Eu estava pálido como uma folha de papel e não conseguia nem ficar de pé. Perdi muito peso porque não conseguia comer sem querer vomitar. Em outras palavras, eu estava morrendo. Eu sabia que estava morrendo e não queria alarmar Sívia com essa afirmação. Aceitei minha morte iminente e até me rendi a ela.

 

Quando a ambulância chegou ao hospital e foi conduzida para dentro, algo estranho aconteceu – tudo havia desaparecido – as enfermeiras, os médicos, os pacientes, incluindo eu e Sívia, tornamo-nos parte de uma presença brilhante, amorosa e calorosa. Naquele momento não havia Burt ou qualquer outra pessoa – apenas aquela Luz calorosa e amorosa e eu sabia que era ELA! Não existia mais nenhum Burt, mas sim essa Luz que continha tudo. 


À medida que a experiência foi passando e os médicos me abordaram, pareceram preocupados e colocaram-me em isolamento, pois pensavam que eu tinha uma doença rara contraída em algum país estrangeiro. Quando os médicos me questionaram, sorri, mas não tive muita força para falar. Eu estava em êxtase absoluto, tanto que Sívia teve uma “experiência” só de estar comigo. 


Os médicos e enfermeiras ficaram perplexos, mas intrigados tanto com minha aparência quanto com minha presença feliz. Eu não pude deixar de me sentir maravilhado. O médico veio até mim e disse com uma cara séria: “Isso é muito sério e voltarei mais tarde, depois de alguns exames ”. Quando ele me disse que estava falando sério, não consegui manter a cara séria, mas sorri com suas palavras preocupantes. Eles me mantiveram isolado por 16 horas enquanto Sívia dormia no chão do quartinho sem janelas onde estávamos trancados. Eles me deram o tratamento intravenoso. Sívia, sabendo que eu estava feliz, não se preocupou mais e me fez algumas perguntas sobre o ocorrido.


Bem, resumindo a história, depois de alguns dias um médico me disse que era um caso grave de envenenamento do sangue. Alguns dias depois (6 dias para ser exato) tive alta porque estava curado. O médico ficou surpreso com a rápida recuperação. Respondi que a cura ocorreu porque não houve pensamento de medo.


Há algo que me falta quando ouço toda essa conversa espiritual, porque não sinto isso?


Não está faltando nada em você, mas ao acreditar que é uma memória (nome, forma, educação, cultura, nacionalidade, religião e condicionamento), então você acredita que está faltando alguma coisa. Você é um humano que se esqueceu do ser eterno. Continue explorando a diferença entre pensamento e consciência até ver claramente a diferença e ainda assim sua consumação mútua.


Você parece tão convencido de que basta saber a diferença entre pensamento e consciência, por quê?


Se você descobrir por si mesmo, através da quietude e do silêncio, a diferença entre pensamento e consciência, então o que mais você precisa saber? Você pode literalmente deixar de lado todos os ensinamentos da religião, da filosofia, da psicologia, da metafísica e da Nova Era porque saberá, sem dúvida, quem e o que você é. Afinal, qual é a maior descoberta que você pode fazer na vida? Não é saber quem e o que você é? E, sabendo disso em seu coração, sem dúvida, que você não nasceu e, portanto, é imortal, isso não o enche de paz e liberdade de todo medo?


Quando você se libertar de seus medos, não haverá mais busca por paz e segurança na vida, você os terá encontrado neste exato momento.


Como ocorre a graça?


A Graça é o vazio DESTE MOMENTO e se estivermos dispostos a esvaziar os nossos processos de pensamento por um momento, abrimo-nos à graça. É a graça que trará o pleno reconhecimento de quem e do que você é – sem dúvida!


Por que a maioria das pessoas abandonou o conhecimento interior da consciência quando este é tão imediato?


É porque é tão imediato (e tudo o que é) que passa despercebido. Por exemplo, olhamos para uma árvore e dizemos que ela é linda, mas ignoramos a própria consciência que torna possível a experiência da árvore.


Por que o pensamento desempenha um papel tão importante na vida quando é um efeito e não uma causa?


O efeito é tudo o que experimentamos simplesmente porque somos a causa. A causa é a fonte que cria tudo por si mesma. Da mesma forma, com a consciência, vemos apenas aquilo de que temos consciência e nunca voltamos a consciência sobre si mesma e dizemos “aqui está a consciência olhando e experimentando”.


Quando eu “conseguir” depois de ler este livro, recebo automaticamente todos os benefícios mencionados?


Você os receberá se reconhecer a diferença seguindo o processo de ver o que é (conforme mencionado nos três estágios). Ler este livro por si só não é suficiente. É essencial que você use o que lê.


Como posso reconhecer a verdade?


Existe apenas uma verdade e esta é a consciência. Quando você começa a reconhecer sua enormidade, seu poder, sua infalibilidade e natureza eterna, então você começa a saber que é VOCÊ quem está vendo. É aqui que está o reconhecimento.


Existe alguma prática que devo fazer para perceber que o que estou lendo é real e sério?


Sim, reflita em momentos de quietude e silêncio e pergunte-se: “O que sou eu agora? ”. Logo, ao se esvaziar, você começará a ver que tudo o que você é, é apenas consciência-aqui-agora.


O que é presença?


Presença é o fato de que tudo que você é, é esta consciência aqui-agora e nada mais (exceto os pensamentos que você acumulou no passado, que são apenas memória). Olhe ao seu redor e diga-me o que você é neste momento enquanto lê isto. Presença é a consciência abrangente de tudo o que existe.


Sinto que entendo a diferença entre pensamento e consciência, mas não mostro os benefícios que você mencionou.


A compreensão deve vir do coração e NÃO do pensamento. Existe a ideia de que a mente (pensamento) é o que entende. Não, você só pode saber “sobre isso”, mas nunca uma experiência direta disso. Para perceber que você não entende isso apenas através do pensamento, abra seu coração.


O que significa compreensão?


É um paradoxo. Literalmente significa que não há nada específico para entender, mas sim que você vê a diferença entre pensamento e consciência assim como vê a diferença entre seu corpo e sua sombra. Compreender é realmente ver com olhos inocentes, sabendo que não há nada para entender. Se for uma atividade mental, então é um pensamento. Se estiver vendo algo como é, então é consciência. Por exemplo, olhe para a árvore que está à sua frente, mas não a chame de árvore... apenas olhe como ela realmente é, sem rótulo, julgamento ou preferência. Você verá o que realmente é. Então perceba a sua consciência sem ter consciência de nada e veja que tudo é consciência e é por isso que parece existir. Se você "entendeu isso", então você entendeu.


Por que demora tanto para viver verdadeiramente a vida, mesmo quando entendemos a diferença entre pensamento e consciência?


Parece levar muito tempo porque a consciência ainda está em segundo plano e o pensamento dela ainda desempenha um papel importante no seu sistema de crenças.


O que posso esperar depois de ler este livro?


Quaisquer expectativas que você tenha serão um revés para o que “deveria” acontecer.


Como eu poderia não ter expectativas ou crenças?


Não foi dito que você não deve ter expectativas e crenças; elas são a natureza do pensamento. Você só precisa ver a diferença entre pensamento e consciência e pronto. Assim que essa diferença estiver clara, ela o guiará. A consciência é a única Realidade que temos enquanto o pensamento surge dela. Eles trabalham juntos para o despertar final. Um pensamento NUNCA pode ser real, porque é um efeito da Fonte – a Fonte é a consciência!


Devo então negar todos os meus pensamentos?


Quem disse que você deveria negar alguma coisa? Qualquer negação é uma falha em ver o que é como realmente é!


Parece difícil ver além dos pensamentos e simplesmente ver a consciência.


Quem lhe pediu para ver além dos pensamentos? Pensamentos são pensamentos e a consciência é o que os produz. Na verdade, tudo o que você é, é a consciência brincando com os pensamentos. Você só é solicitado a ver o que é real aqui e agora.


Fico confuso quando começo a ver, a observar.


Isso ocorre porque você ainda não está vendo o que é, mas apenas o que acha que deveria ver.


Estou tão confuso, o que devo fazer?


Apenas relaxe e esqueça tudo por enquanto. Então, quando sua mente estiver renovada, pergunte-se quem estava confuso. Foi apenas o pensamento que ficou confuso. A consciência nunca pode ser confundida, porque simplesmente É!


Como posso ter consciência quando nem sequer tenho certeza do que é?


Você é a consciência, acredite ou não. Você nunca foi outra coisa. A ideia de que você precisa aprender sobre a consciência é como tentar ensinar seus olhos a ver e seus ouvidos a ouvir. Consciência é tudo que existe e a razão pela qual você pode ver essas palavras é porque você está CONSCIENTE delas. A consciência é tudo o que existe e aparece como mente, pensamento e emoções. Se você conseguir encontrar momentos em que não há pensamentos e emoções, então observe como você se sente em paz, magnífico e vivo.


Você diz que consciência é amor, paz, alegria e felicidade, eu não entendo. Você pode explicar isso?


O que acontece quando você está totalmente relaxado, sem pensar em fazer isso ou aquilo? Você está feliz, certo? Infelicidade, sofrimento, depressão, raiva, etc., são simplesmente respostas condicionadas ao pensamento habitual de que você não é bom o suficiente, de que algo está errado com você e de que você não é amado. Portanto, você busca o amor ou o controle (poder) para compensar a falta que nunca existiu.


Quando estou feliz e me sinto muito bem, estou sendo a consciência?


Nunca há um momento em que você não seja a consciência. No entanto, você esquece que está consciente porque se concentra naquilo de que está consciente. Por exemplo, se alguém o chama de inútil, você pode refletir sobre isso e ficar com raiva ou deprimido porque está ciente das palavras como se fossem reais. Você está sempre consciente, mas porque leva tudo para o lado pessoal, em vez disso coloca a consciência em uma forma de pensamento.


Como posso saber quando estou totalmente consciente?


Você não pode, porque está feliz demais para se importar. Você é como a criança que joga bola, jogando-a e quicando-a repetidamente contra a parede e nem consegue ouvir a mãe quando ela o chama. Finalmente ela se aproxima e o encontra encantado jogando bola. Ela pergunta a ele: "Você está se divertindo, querido?" A criança para o tempo suficiente para responder sem abandonar a diversão do que está fazendo.


Quando você está plenamente consciente, NÃO está preocupado consigo mesmo e se sente conectado com o que é, que é o amor do momento. Nesse momento de amor não há ninguém que saiba se estamos conscientes ou não.


Burt Harding


Fonte: https://www.nodualidad.info


Próximo artigo



 

 

E. S. Jesus

Um entusiasta e apaixonado pelo conteúdo Advaita. Meu coração bate em sintonia com os princípios da não dualidade. Imerso na busca pelo autoconhecimento, encontrei na simplicidade do Advaita uma fonte inesgotável de sabedoria e paz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem